Como lidar com crimes digitais?

O que são os crimes digitais?

Ser vítima de um incidente de segurança do computador é uma experiência desagradável e estressante. Como este assunto está sempre em voga nos dias de hoje resolvemos elucidar alguns pontos sobre essa questão e trazer sugestões de como agir se você for alvo de um crime digital.

O que é um crime digital?

Qualquer crime onde um computador e a Internet ou tecnologia de computador foi utilizada como parte é conhecido como crime cibernético.

O que fazer se você for vítima de um crime digital.

Como esta é uma definição muito ampla de crime cibernético. Considera-se que se o uso de qualquer das seguintes atividades for feito para realizar um crime – então ele pode ser classificado como um crime cibernético:

  • Spamming
  • Stalking, Extorsão, Chantagem, Bullying
  • Hacking
  • Malware
  • Explorando vulnerabilidades
  • Engenharia Social e Roubo de Identidade (e-mails falsos, falsas conversões telefônicas usando dados obtidos da Internet, para obter mais informações sobre você e seu banco, cartões, etc.)

Como lidar com crimes cibernéticos?

Manter uma boa higiene do sistema é a principal forma de prevenir ser vítima de um crime digita. Ou seja, ter um sistema operacional totalmente atualizado e software instalado e um bom software de segurança para proteger o seu computador – além de ter hábitos de navegação segura.

O que são os crimes digitais?

Em seguida, pode haver momentos em que as pessoas podem entrar em contato afirmando ser de um portal de emprego ou suporte técnico ou até mesmo o seu banco, e pedir-lhe informações inicialmente e, em seguida, solicitar que vocêe faça algum pagamento para algum serviço imaginário. Não responda a esses contatos. Essa é a primeira medida preventiva básica que você pode tomar. Há muitos que já caíram na armadilha. É muito difícil bancos solicitarem informações e pagamentos por email (a não ser é claro que você tenha solicitado a sua fatura digital).

Para combater o cibercrime, você tem que denunciá-lo caso você tenha sido vítima. Não há nada para se sentir envergonhado! Se um e-mail ou telefone estiver se aproveitando de um um serviço conhecido ou uma marca popular, você deve sempre alertar a instituição que seu nome está sendo mal utilizado, para que eles possam tomar as medidas adequadas e, pelo menos, alertar seus outros clientes para não serem vítimas do golpe.

Além disso, se um cibercrime lhe fez sofrer perda física, mental ou financeira, você pode denunciá-lo ao departamento em questão que cada governo tem hoje em dia. Cada país toma a cibercriminalidade seriamente e tem organizações que trabalham ativamente para combater o crime e levar os criminosos à justiça.

Tagged as: ,